Dia da Imprensa, comemorado nesta quinta-feira, 1º, é destaque na sessão ordinária da Alesp
01/06/2023 17:28 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Romeo







O Dia da Imprensa foi um dos temas abordados pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (1º), durante o Pequeno e Grande Expedientes. As sessões extraordinárias acontecem de segunda à sexta-feira, e os parlamentares têm de cinco a 10 minutos para os pronunciamentos.
O deputado Reis (PT) citou a celebração do Dia da Imprensa, neste 1º de Junho. "Quero saudar os principais trabalhadores e trabalhadoras que fazem a imprensa, que são os jornalistas", disse o parlamentar, que também parabenizou os profissionais de comunicação da Alesp.
Reis ainda se solidarizou à jornalista Delis Ortiz pelo ataque sofrido esta semana por um dos seguranças do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e repudiou o ato. "Nós passamos o governo anterior criticando a agressão de jornalistas. Isso não podemos aceitar", acrescentou. O deputado disse que irá encaminhar ofício ao Itamaraty para que o caso seja apurado.
Vendas de terras devolutas
O deputado Paulo Fiorilo (PT) retomou o debate sobre a venda de terras devolutas no estado de São Paulo. O deputado apresentou vídeo com reportagem que cita que o Governo paulista permite desconto de até 90% para que fazendeiros regularizem áreas.
Uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), de autoria do Partido dos Trabalhadores, pretende impedir a negociação e determina que as terras sejam encaminhadas à reforma agrária. "O governo Tarcísio e Rodrigo aprovaram a Lei 17.557/2022 - que revoga Lei 4.928/1985 - e que permitiu ao longo de décadas a implantação de 140 assentamentos estaduais", explanou o parlamentar.
Fiorilo expôs, ainda, uma apresentação intitulada "Tarcísio vende terras públicas a preço de banana" e ressalta que ação "além de ser um crime, é um escândalo".
Frente pelas Regiões Metropolitanas
O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) usou seu tempo regimental para salientar que, na próxima segunda-feira (5), será criada a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O parlamentar frisa que na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o Governo de São Paulo não incluiu as regiões metropolitanas como referência de desenvolvimento do Estado.
"Você cria uma lei aprovando uma região metropolitana, mas fica só o desenho no mapa, não tem um projeto de integração e desenvolvimento", afirmou o deputado.
Via Mobilidade
A ausência dos secretários estaduais Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), e de um representante da Via Mobilidade, na reunião da Comissão de Transportes e Comunicação do dia anterior, foi abordada deputado Donato (PT), membro da comissão.
O parlamentar lembrou que as autoridades mostraram desapreço pela Alesp, pois o convite foi realizado há um mês. "Não dá pra ter uma concessionária com um contrato de bilhões de reais, prestando esse péssimo serviço público e a Assembleia Legislativa ficar inerte", alertou, cobrando explicações.
Policiais
A segurança dos policiais foi tema do discurso do deputado Tomé Abduch (Republicanos). Ele apresentou dados com a evolução do número de morte dos policiais no país: eram 264 em 2009 e subiu para 453 em 2016.
O parlamentar apresentou um vídeo sobre caso que aconteceu na Zona Leste de São Paulo, onde bandidos entraram em luta corporal com dois agentes de segurança em uma abordagem pacífica, e os policiais foram baleados no rosto e na perna.
"Nossos policiais estão sendo inibidos na maneira de abordarem as pessoas. Em outros países onde a lei é representada pelo Estado na figura de um policial, as pessoas têm profundo respeito", disse.
Reparação histórica
O deputado Reis (PT) comemorou a sanção da Lei Municipal 17.310, que apresentou quando vereador, que determina que a Praça da Liberdade passe a chamar Praça da Liberdade África-Japão.
O parlamentar explicou que no período de comemoração do centenário da imigração japonesa a Praça da Liberdade foi transformada em Praça da Liberdade Japão. A proposta foi apresentada pela preservação histórica do bairro liberdade, que hoje abriga a comunidade asiática, porém antes abrigava população preta.
Reis agradeceu e parabenizou o prefeito pela sanção do projeto de 2020 e por reconhecer a história do povo negro. "É importante colocar o nome África pelos fatores históricos".
Comércio Ambulante
O deputado Eduardo Suplicy (PT) destacou, em seu tempo regimental, a importância do comércio ambulante e criticou a violência nas ações fiscais contra essa classe trabalhadora. Ele apresentou reportagem com relatos desses profissionais sobre a falta de sensibilidade dos agentes e apreensão de mercadorias. "O mais importante é que os ambulantes querem ter ruma regularização", destacou ele, frisando que é função do poder público garantir direito ao trabalho.
Notícias relacionadas
- Paz nos estádios, Defesa Civil e reajuste a servidores pautam sessão da Alesp desta sexta, 23
- Direitos dos servidores públicos, Cracolândia e maus tratos aos animais pautam sessão na Alesp
- Reajustes salariais e PCDs são temas dos discursos na sessão ordinária desta terça, 20
- Acesso à terra e moradia, Cracolândia e transexualidade na infância são temas de sessão
- Cultura do interior e Segurança Pública foram destaques dos deputados durante sessão ordinária
- Sanção do reajuste salarial das polícias é destaque dos discursos na sessão desta segunda, 12
- Atuação e proteção de policiais no Estado pautam sessão na Alesp
- Reajuste de taxas judiciais e privatização de parques são temas da sessão desta terça, 6, da Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações