Sessão: Parlamentares repudiam caso de importunação sexual na Unisa
19/09/2023 18:30 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Costa





Deputados e deputadas da Alesp subiram à tribuna na tarde desta terça-feira (19), no Plenário Juscelino Kubitscheck, da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo, para explanar indignação contra o fato divulgado recentemente que expôs alunos do curso de Medicina da Unisa (Unversidade de Santo Amaro) em ato de importunação sexual contra alunas durante os jogos universitários da instituição. O fato aconteceu em abril.
O deputado estadual Carlos Giannazi (PSol) informou que acionou o Ministério Público e o MEC (Ministério da Educação) em relação ao que chamou de 'ato execrável'. "Isso é pouco, nós temos que exigir punição rigorosa a todos os 20 alunos". Ele acrescentou que a universidade informou que expulsou 6 estudantes, mas cerca de 20 cometeram o ato.
O parlamentar pediu que a instituição entregue os nomes dos estudantes ao Conselho Regional de Medicina, para que não possam exercer a profissão de médico. "Tem que criminalizar sim, porque houve importunação sexual." O deputado Agente Federal Danilo Balas (PL) parabenizou Giannazi pela ação e também repudiou o feito.
A deputada Thainara Faria (PT) também cobrou providências e questionou: "Como é que nós, em 2023, podemos permitir e achar normal que, em abril, um grupo de estudantes do grupo de medicina possa se masturbar enquanto acontece um jogo feminino?". Ela protestou contra o caso e recordou episódios em que médicos usavam anestesia para estuprar pacientes. "Nós não podemos dizer que as coisas não estão ligadas".
A parlamentar ainda argumentou que a universidade demorou a tomar providências e reiterou que apresentou projeto lei, antes mesmo de o caso vir à tona, que responsabiliza universidades sobre atitudes dos estudantes em casos de violência.
"Quero aqui não só reforçar [os discursos dos parlamentares], mas trazer toda a minha manifestação a essa atitude indigna e obscena de estudantes de medicina", reforçou a deputada Beth Sahão (PT).
Parkinson
A deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) manifestou solidariedade ao deputado Eduardo Suplicy (PT) sobre confirmação do seu diagnóstico de Parkinson e tratamento com canabidiol. "Isso é muito importante, inclusive para quebrar barreiras sobre o tratamento", disse. O fornecimento de medicamentos à base de Cannabis foi aprovado na Alesp e convertido na Lei 17.618/2023, que está em fase de regulamentação.
Durante o uso da palavra, a deputada fez coro aos demais parlamentares que manifestaram repúdio sobre o caso dos estudantes que 'correram pelados' pela quadra nos jogos universitários da Unisa. A parlamentar informou que o MEC oficiou a universidade para que tomasse providências, o que resultou na expulsão de seis estudantes. "É importante dizer que, infelizmente, no Estado de São Paulo, esse não é um caso isolado." Ela lembra que desde 1999 existe uma lei estadual que proíbe qualquer prática de trote que coloque em risco a integridade dos alunos.
Mairinque
Em seu tempo de fala, o deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) falou sobre agenda no interior do Estado, em que recebeu o prefeito de Mairinque, Antonio Alexandre, em Sorocaba, que solicitou a reabertura do Hospital Municipal. "Um município de quase 50 mil habitantes e não tem um hospital para o povo", registrou.
Piracicaba
O deputado Alex Madureira (PL) parabenizou o governador pela volta das carretas Mulheres de Peito, que, de acordo com ele, ficaram paradas devido à pandemia. O equipamento estará em Piracicaba nos próximos dias. Ainda sobre sua região de representatividade, ele também destacou que recebeu a informação da Secretaria de Segurança do Estado de que todas as cidades sedes do Deinter terão, até dezembro do ano que vem, delegacias 24 horas, inclusive Piracicaba.
Mudanças Climáticas
A deputada Marina Helou (Rede) falou sobre o impacto das mudanças climáticas e a importância das ações em favor da população. Ela cita que oficiou o prefeito de São Paulo e o Governo do Estado para que possam cuidar da população, especificamente a de maior vulnerabilidade. "Lembrando que não é só nessa semana, a gente precisa de políticas contínuas de emergências climáticas."
A deputada também repudiou a importunação sexual cometida pelos estudantes da Unisa. "Eles precisam responder a um processo e sofrer a punição".
Durante seu pronunciamento ela também lamentou o veto do governador ao Projeto de Lei 134/2022, aprovado em agosto pela Alesp, que instituiria a Política Estadual de Proteção e Combate contra o Vírus Papilomavírus Humano, o HPV.
Zona Sul
O deputado Reis (PT) falou sobre a necessidade de ensino técnico e universidade para a Zona Sul de São Paulo e a criação de uma Frente Parlamentar. "Peço aos deputados que assinem pela criação dessa Frente Parlamentar para o Jardim Ângela", acrescentou.
Agronegócio
O deputado Valdomiro Lopes (PSB) usou seu tempo regimental para exaltar a produção de grãos no país e cobrou ações dos governos federal e estaduais para o armazenamento das culturas.
Relacionamentos homoafetivos
A deputada Leci Brandão (PCdoB) subiu à tribuna para manifestar sua indignação contra o projeto de lei que quer proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em discussão na Câmara Federal. "Querem aparecer? Apareçam com trabalho pelo bem de povo."
Educação
A deputada Professora Bebel (PT) falou sobre os problemas enfrentados pelos professores e ressaltou que mais de 100 profissionais por mês deixam a sala de aula no Estado. Ela cobrou promessa de campanha de revogar a Lei Complementar 1.374/2022, que, segundo ela, acabou com a carreira e colocou subsídio para a categoria.
Notícias relacionadas
- Paz nos estádios, Defesa Civil e reajuste a servidores pautam sessão da Alesp desta sexta, 23
- Direitos dos servidores públicos, Cracolândia e maus tratos aos animais pautam sessão na Alesp
- Reajustes salariais e PCDs são temas dos discursos na sessão ordinária desta terça, 20
- Acesso à terra e moradia, Cracolândia e transexualidade na infância são temas de sessão
- Cultura do interior e Segurança Pública foram destaques dos deputados durante sessão ordinária
- Sanção do reajuste salarial das polícias é destaque dos discursos na sessão desta segunda, 12
- Atuação e proteção de policiais no Estado pautam sessão na Alesp
- Reajuste de taxas judiciais e privatização de parques são temas da sessão desta terça, 6, da Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações