Saúde mental, segurança e crise climática foram destaques da sessão desta terça-feira, 26

Os parlamentares evidenciaram temas que julgam relevantes durante o Pequeno e o Grande Expedientes
26/09/2023 18:39 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli | Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309796.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) na Alesp, no Plenário Juscelino Kubitscheck, temas como saúde mental, segurança e crise climática estiveram entre os principais assuntos abordados pelos parlamentares.

O deputado Eduardo Suplicy (PT) criticou o veto do governador ao Projeto de Lei 637/2023, do deputado Paulo Fiorilo, líder do PT. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e buscava garantir a presença de psicólogo e assistente social nas escolas públicas.

Ele citou que a justificativa do governo de contratar 550 profissionais não será suficiente, já que cada profissional atenderia mais de 6.182 alunos. O parlamentar pede bom senso ao governador para que ofereça assistência dos profissionais de saúde mental aos alunos da rede pública de ensino.

Operação Escudo

A deputada Ediane Maria (Psol) abordou a Operação Escudo na Baixada Santista, no Guarujá. "São mais de 20 jovens mortos e 600 jovens negros presos com a operação." A parlamentar ressaltou a importância da segurança pública e pediu humanização na polícia. "Que a segurança pública não seja ?justiceira? e que todos se sintam protegidos", defendeu.

Clima

A deputada Marina Helou (Rede) usou seu tempo regimental para abordar a crise climática. A parlamentar salientou que a pauta não pode ser tratada como uma agenda do futuro. Ela citou, por exemplo, a discussão do ICMS ambiental. "Um passo importante para que a gente siga na direção de criar os incentivos necessários para que se materialize uma agenda do clima", concluiu.

Educação no Guarujá

Em seu tempo de fala, o deputado Carlos Giannazi (Psol) relatou visita que realizou na escola estadual Galdino Moreira, no Guarujá. O parlamentar registrou fotos da quadra de esportes que está inutilizada e não tem cobertura para os alunos e cobrou melhorias. "É um escárnio total a educação pública de São Paulo".

Unidades Móveis do Bom Prato

A deputada Solange Freitas (União) disse que recebeu informação do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, de que no dia 30 de outubro as duas unidades móveis estarão funcionando em São Vicente, atendendo à sua solicitação. "Serão mais 600 refeições", confirmou a parlamentar.

Sorocaba

O deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) usou seu tempo regimental para evidenciar pedido que fez do programa estadual "Areninha" para Sorocaba e cobrou atenção do governador ao pedido. O parlamentar também citou que esteve com Maria das Graças, superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), apresentando demandas, como o aumento do atendimento de saúde na cidade.

Policial Civil

Em seu pronunciamento, o deputado Reis (PT) lamentou que o Projeto de Lei 61/2023, de sua autoria, que busca estabelecer que o policial civil possa se aposentar na classe em que ele estiver, será vetado. "Lamento, mas o governador vai ganhar, com o veto deste projeto, o título de inimigo dos policiais civis."

Audiências Públicas

Presente em diversas audiências públicas realizadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejemento nas regiões administrativas do Estado, para discutir o Orçamento Estadual 2024, o deputado Simão Pedro (PT) expôs que uma das reclamações recorrentes nas cidades é o fim do "Bolsa trabalho" e do "Bolsa do Povo Educação". O parlamentar pediu que o governador reveja essa questão dos programas sociais.

Sabesp

A privatização da Sabesp foi tema do discurso do deputado Emidio de Souza (PT). "Nós estamos diante de um risco para o povo de São Paulo", disse. E acrescentou: "Quem privatiza quer obter lucro". Em sua explanação contra a medida, o parlamentar frisou que a conta chegará para os paulistas.

Candidaturas coletivas

A deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) criticou a votação da Câmara Federal para o fim dos mandatos coletivos, em análise na Minirreforma Eleitoral. Ela mencionou o mandato coletivo do qual faz parte, informando também que na última eleição foram quase 300 candidaturas neste formato. "Qual é o medo daqueles que querem proibir os mandatos coletivos? A nossa existência na política brasileira?", questionou.

Drogas

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) falou sobre a PEC no Senado que determina que qualquer quantidade de porte de drogas seja considerada crime no país. "Precisa ser criminalizado", acrescentou


alesp