Educação e saúde da mulher são temas da Sessão desta terça-feira, 12, na Alesp

Cotas raciais e digitalização dos serviços públicos também foram abordados na tribuna pelos parlamentares
12/03/2024 19:50 | Sessão Ordinária | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão ordinária desta terça 12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carlos Giannazi (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Vitão do Cachorrão (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Beth Sahão (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Leci Brandão (PCdoB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Reis (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Itamar Borges (MDB)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta terça 12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Educação e a saúde da mulher foram alguns dos temas tratados na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta terça-feira (12). Diariamente, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expedientes, momentos nos quais podem falar sobre temas diversos, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.

O deputado Carlos Giannazi (Psol) discursou sobre a falta de ensino noturno nos projetos do Governo do Estado. "Seis em cada dez jovens fora da escola voltariam a estudar se tivessem acesso ao ensino noturno. A falta de salas no período impossibilita muitos potenciais estudantes de voltarem à escola", explicou o deputado, apontando dados coletados pelo Instituto Datafolha.

Mamografia

No tema saúde pública, mais especificamente em relação às mulheres, o deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) solicitou assistência médica para exames de mamografia em cidades do Interior paulista. O deputado alegou que 20 cidades solicitaram a presença de carretas de mamografia para realizarem os exames de diagnóstico precoce do câncer de mama, mas as prefeituras não foram atendidas até o momento.

Ainda na temática da mulher, as deputadas Leci Brandão (PCdoB) e Beth Sahão (PT) discursaram sobre segurança. Leci registrou indignação referente a uma agressão sofrida por uma artista dentro do transporte público, na qual as tranças de seu cabelo teriam sido arrancadas. Beth, por sua vez, discursou sobre o aumento da violência contra a mulher e o feminicídio no estado.

Afrodescendentes

O deputado Reis (PT) mencionou os dez anos da Lei 15.939, de autoria do próprio parlamentar, que dispõe sobre a reserva mínima de 20% dos cargos do serviço público na Capital para os negros, negras e afrodescendentes.

Digitalização

O deputado Itamar Borges (MDB) elogiou o processo de digitalização impulsionado pelo governo do estado em serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para o deputado, este é um passo fundamental para mais avanços na área de inovações no poder público.

Fome

Já o deputado Eduardo Suplicy (PT) celebrou a diminuição do número de brasileiros que passam fome no Brasil, de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o deputado, essa queda está relacionada à diminuição do desemprego e ao reajuste do salário mínimo acima da inflação.


alesp