Educação e saúde da mulher são temas da Sessão desta terça-feira, 12, na Alesp
12/03/2024 19:50 | Sessão Ordinária | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa
A Educação e a saúde da mulher foram alguns dos temas tratados na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta terça-feira (12). Diariamente, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expedientes, momentos nos quais podem falar sobre temas diversos, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.
O deputado Carlos Giannazi (Psol) discursou sobre a falta de ensino noturno nos projetos do Governo do Estado. "Seis em cada dez jovens fora da escola voltariam a estudar se tivessem acesso ao ensino noturno. A falta de salas no período impossibilita muitos potenciais estudantes de voltarem à escola", explicou o deputado, apontando dados coletados pelo Instituto Datafolha.
Mamografia
No tema saúde pública, mais especificamente em relação às mulheres, o deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) solicitou assistência médica para exames de mamografia em cidades do Interior paulista. O deputado alegou que 20 cidades solicitaram a presença de carretas de mamografia para realizarem os exames de diagnóstico precoce do câncer de mama, mas as prefeituras não foram atendidas até o momento.
Ainda na temática da mulher, as deputadas Leci Brandão (PCdoB) e Beth Sahão (PT) discursaram sobre segurança. Leci registrou indignação referente a uma agressão sofrida por uma artista dentro do transporte público, na qual as tranças de seu cabelo teriam sido arrancadas. Beth, por sua vez, discursou sobre o aumento da violência contra a mulher e o feminicídio no estado.
Afrodescendentes
O deputado Reis (PT) mencionou os dez anos da Lei 15.939, de autoria do próprio parlamentar, que dispõe sobre a reserva mínima de 20% dos cargos do serviço público na Capital para os negros, negras e afrodescendentes.
Digitalização
O deputado Itamar Borges (MDB) elogiou o processo de digitalização impulsionado pelo governo do estado em serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para o deputado, este é um passo fundamental para mais avanços na área de inovações no poder público.
Fome
Já o deputado Eduardo Suplicy (PT) celebrou a diminuição do número de brasileiros que passam fome no Brasil, de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o deputado, essa queda está relacionada à diminuição do desemprego e ao reajuste do salário mínimo acima da inflação.
Notícias relacionadas
- Paz nos estádios, Defesa Civil e reajuste a servidores pautam sessão da Alesp desta sexta, 23
- Direitos dos servidores públicos, Cracolândia e maus tratos aos animais pautam sessão na Alesp
- Reajustes salariais e PCDs são temas dos discursos na sessão ordinária desta terça, 20
- Acesso à terra e moradia, Cracolândia e transexualidade na infância são temas de sessão
- Cultura do interior e Segurança Pública foram destaques dos deputados durante sessão ordinária
- Sanção do reajuste salarial das polícias é destaque dos discursos na sessão desta segunda, 12
- Atuação e proteção de policiais no Estado pautam sessão na Alesp
- Reajuste de taxas judiciais e privatização de parques são temas da sessão desta terça, 6, da Alesp
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp